Você está aqui

Textos Filosóficos

  • .

     VEJA TAMBÉM OS TEXTOS GERAIS

    História da Maçonaria na Alemanha

    http://www.grausfilosoficos.org/sites/default/files/arquivos/aprendiz.jpeg#overlay-context=publico-pagina-principalA formação da primeira Grande Loja de Maçons na Alemanha em 1250 - Um dos mais antigos registros de lojas maçônicas se encontra na cidade alemã de Hirschau (agora Hirsau) no atual estado de Baden-Württenberg. As lojas Maçônicas instituídas na cidade de Hirschau no final do século 11 trabalhavam sob a ordem beneditina da Alemanha, e foram as primeiras a estabelecer o estilo gótico de arquitetura.

    O processo de esfriamento global já começou

    http://www.grausfilosoficos.org/sites/default/files/arquivos/esfriamento%20global.jpg#overlay-context=publico-pagina-principalDe acordo com as previsões do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia, o fenômeno de aquecimento global está chegando ao fim, o que resultará na queda de temperatura em todo o planeta ao longo dos próximos anos.»

    Ex-Venerável, dono da Loja!!!

    http://www.grausfilosoficos.org/sites/default/files/arquivos/chefe.jpeg#overlay-context=publico-pagina-principalÉ uma situação que ocorre com frequência na Maçonaria brasileira e quiçá na mundial. O que vem a ser esta situação?   Simplesmente, conforme o titulo do trabalho já sugere, é um Irmão que exerceu sua gestão como venerável de uma loja e que seu desempenho pode ter sido muito bom ou muito mau, mas seu mandato se esgotou, e ele esquecendo que já passou o seu momento como principal gestor da loja e que deveria ficar quieto no seu canto, insiste em se intrometer nos trabalhos da nova liderança que democraticamente surgiu na sua loja através do voto.

  • Beneficência, filantropia e caridade na Maçonaria

    Segundo o dicionário, beneficência é a Inclinação à prática do bem. È a ação de fazer bem a alguém.  O princípio da beneficência estabelece a obrigação moral de agir em benefício dos outros. São considerados sinônimos de beneficência: caridade, filantropia e humanidade. Beneficência, filantropia ou caridade significam amor à humanidade, ao contrário do amor a si próprio ou egoísmo. 

  • O que é Maçonaria, qual a sua Filosofia e Realidade atual

    Muitos perguntam o que é a Maçonaria, se ela é uma religião, quais são os seus segredos, seus símbolos e qual é o papel do Maçom na sociedade.     A Maçonaria é uma instituição de caráter filosófico, filantrópico e progressista. Proclama a predominância do espírito sobre a matéria, busca respeitar todos os credos e religiões e evita discussões de política partidária. Utiliza uma variedade grande de símbolos, às vezes entendidos apenas pelos iniciados, mas cujos esclarecimentos estão disponíveis para o público (vide exemplos nos artigos “O significado da estrela na Maçonaria” e “Luz Triunfadora”).

  • Shekinah - O significado da estrela na Maçonaria

    O significado da Estrela constitui um grande segredo da Maçonaria e tem uma bela inspiração. Desde a antiguidade a estrela vem sendo usada com representações diversas, mas com objetivos e significados comuns.  Normalmente todos os corpos celestes menores que o Sol e a Lua eram representados por uma estrela de cinco pontas, sendo chamada de pentágono (cinco pontas), pentagrama (cinco letras) ou pentalfa (cinco princípios). Sua interpretação esteve sempre relacionada a mensagens que jazem ocultas e dormem uma letargia de séculos.

  • A verdade sobre Jesus Cristo e sua relação com a Maçonaria

    Jesus Cristo é a figura central do Cristianismo, onde é adorado e venerado como Deus, mas no Islamismo ele é considerado apenas como um profeta importante e no Judaísmo alguns o consideram como um profeta e outros até como um apóstata (aquele que se desviou do caminho da fé).

  • A Maçonaria é Luciferiana?

    A condenação religiosa à maçonaria começou com o Papa Clemente XII no ano de 1738, com a expedição da bula apostólica “In Eminenti Apostolatus Specula”. Anteriormente, sempre tinha havido aceitação da Igreja à Maçonaria, tanto que os maçons operativos construíram várias catedrais.

  • Pequenas dicas de Cabala

    A base de toda a Tradição Esotérica Ocidental é a cabala,devendo juntamente com a astrologia e alquimia,ser estudada com afinco ou no mínimo se ter uma noção básica para não ficar perdido mais a frente da caminhada.

    É muito certo que todo mago é cabalista mas o contrário não procede.Isso porque a Cabala é dividida em várias vertentes de estudo,que vão da mais tradicional e “raiz” a mais pop e moderna.Em se tratando de magick em geral,a cabala mais requisitada para estudo é a hermética.

  • Iniciação e fundamentos da Magia

    A magia não é um mero ato direto de interferência no universo.Primeiro por ela não atender as nossas vaidades pessoais de qualquer maneira,tampouco “interfere” nas leis naturais que regem tudo que existe. Isso por que existem leis naturais que nos regem.Leis essas que ao longo dos tempos sofreram muitas adaptações para os mais diversos ramos da física,química,biologia,astronomia,dentre outras,estão todas sujeitas a postulados e axiomas mais antigos (e nem por isso menos verdadeiros) que foram preservados a todo custo para que hoje ainda pudéssemos ter algum acesso e resgate dessa essência eterna.

  • Dez problemas da magia moderna

    Dez problemas principais na magia de hoje:  O primeiro é que o treinamento proposto por certas ordens nos últimos 200 anos ou mais era incompleto, e por eles terem ditado a regra para as ordens de hoje, os problemas continuaram. O segundo é que os materiais originais e manuscritos para certos sistemas são atribuídos com mais valor do que o que eles realmente  possuem. O terceiro é que a mente ocidental transformou a magia em algo feito para se realizar os desejos materiais.

  • A ponte entre a Ciência e a Religião

    Fisica Quantica - Uma ponte entre ciência e espiritualidade - Amit Goswami
    (transcrição completa da entrevista concedida pelo físico Amit
    Goswami ao programa "Roda Viva" da TV Cultura.)

    O Roda Viva entrevista o físico nuclear indiano AMIT GOSWAMI. Considerado um importante cientista da atualidade ele tem instigado os meios acadêmicos com sua busca de uma ponte entre a ciência e a espiritualidade. Amit Goswami vive nos Estados Unidos. É PHD em física quântica e professor titular de física da Universidade de Oregon. Há mais de quinze anos está envolvido em estudos que buscam construir o ponto de união entre a física quântica e a espiritualidade.

  • O Primeiro e o Segundo Pacto entre Deus e o Homem - Visão Bíblica

    O PACTO tem o mesmo significado que ALIANÇA, no sentido de acordo entre duas ou mais partes objetivando a realização de fins comuns. A doutrina do pacto é antiga e amplamente debatida, não abrindo muito espaço para originalidade. A aliança ou pacto simboliza acordo, tratado, contrato, união entre duas partes. Ela é uma exteriorização de algo que se tem no coração, ou seja, é a maneira de materializarmos sentimentos, convicções e fidelidade.

  • Luz Triunfadora

    Iniciamos este trabalho relatando que no antigo Egito e no nascimento do catolicismo, a Luz já era associada à verdade. Obter a iluminação significava elevação espiritual e novos degraus de compreensão dos mistérios.  O Evangelho segundo São João, enfatiza o triunfo da Luz sobre as trevas, simbolizando a verdade trazida por Cristo para os homens. O livro da gênese também ensina que antes da criação do mundo tudo era confusão, caos e desordem, até que Deus mandou que se fizesse a Luz.

  • O Poder do Silencio

    A sociedade ocidental atual valoriza enormemente o conhecimento e a ciência e muitas pessoas dedicam-se ao estudo teórico necessário para o seu crescimento. O estilo de vida dominante, entretanto, cria um paradoxo de difícil solução. Onde encontrar a calma necessária às profundas combinações da inteligência? A agitação e o pragmatismo típicos da sociedade moderna são muito convenientes à ação, mas não ao pensamento.

  • Maçonaria e Astrologia

    A Astrologia (1) era, na Antigüidade, considerada a chave de todas as ciências humanas e naturais. Portanto, não é de se duvidar que, algum dia, sejam descobertas inúmeras razões para que a Astrologia volte a ocupar essa posição.

  • Teoria do Conhecimento Maçônico

    Quando iniciado na Maçonaria, muitos são os sonhos de realização, educação e cultura que o neófito espera obter. Imagina-se que terá mestres que lhe ensinarão todos os meandros da Arte Real.

Páginas

Drupal theme by pixeljets.com D7 ver.1.1